Agricultura

20/07/2017 (10h07) - Atualizada em 20/07/2017 (10h07)

Governo atualiza preços mínimos da safra de verão


Já estão em vigor os preços mínimos para as culturas de verão, válidos para a safra 2017/18. Os valores são utilizados como referência para as operações ligadas à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), que visa assegurar uma remuneração mínima aos produtores rurais. A portaria com os novos preços foi publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira (18) e inclui grãos como milho e feijão, fibras como algodão e juta/malva, e ainda produtos como leite, mandioca, borracha in natura e cacau cultivado.



Os preços mínimos são fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de acordo com os custos variáveis de cada produto. Os cálculos levam em consideração aspectos que influenciam a cadeia produtiva, como preços de mercado, preços ao produtor e paridade de importação e exportação.



Os valores balizam o governo na adoção de instrumentos de apoio à comercialização de produtos agrícolas, como Aquisições do Governo Federal (AGF), Contratos de Opção ou Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro). A lista completa pode ser consultada aqui.



Fonte: Ascom