Agricultura

27/06/2018 (08h06) - Atualizada em 27/06/2018 (08h06)

Conab mostra programas de apoio ao produtor em feira de Floriano


Entre os dias 27 de junho e 1º de julho, extrativistas e criadores de animais terão oportunidade de conhecer os programas oferecidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) durante a 48ª Feira de Exposição Agropecuária, que será realizada no Parque de Exposições Raimundo Mamede de Castro, no município de Floriano.



Durante os cinco dias de evento, um estande da Conab estará montado no local onde os produtores poderão se cadastrar no Programa de Vendas em Balcão (ProVB) que permite o acesso dos pequenos criadores aos estoques públicos de produtos agrícolas por meio da venda direta e a preços de mercado. Atualmente, estão cadastrados na Unidade Armazenadora da Conab em Floriano mais de 3.500 produtores e são comercializadas cerca de 160 toneladas de milho por mês com beneficiários do Piauí e Maranhão.



Os técnicos também estarão a postos para esclarecer dúvidas e distribuir material de divulgação dos programas e políticas de apoio ao produtor desenvolvidos pela Companhia. Quem visitar o estande poderá ainda conhecer a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), direcionados para o pequi, umbu e babaçu. Por essa política, os extrativistas garantem a renda na venda de seus produtos e colaboram na preservação e uso sustentável dos recursos naturais.



A Feira de Floriano busca dar espaço à cultura caipira, promovendo oficinas e palestras com temas de interesse para os produtores da região. O evento conta com apoio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Emater, Embrapa, Codevasf, Colégio Técnico de Floriano, entre outros.



Fonte: Ascom