Jardinagem e Paisagismo

07/01/2013 (18h01) - Atualizada em 07/01/2013 (18h01)

Transferência dos floristas deve ser concluída até o fim deste mês


Com o intuito de viabilizar o início das obras de alargamento da Ponte Juscelino Kubitscheck (Ponte da Frei Serafim), o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans), já iniciou a instalação dos módulos que abrigarão os 53 floristas que hoje comercializam seus produtos no Shopping Natureza. A implantação, bem como a transferência dos comerciantes devem ser concluídas no fim deste mês.



Segundo Osvaldo Leôncio, diretor de Transportes Modais da Setrans, assim que a transferência dos floristas for concluída, as obras de alargamento da ponte devem ser iniciadas imediatamente. “A construtora está fazendo as bases dos módulos, enquanto outra empresa ficou responsável pela montagem dos quiosques”, explica. Além dos módulos, também serão instalados banheiros químicos nas proximidades da feira, bem como a construção de uma praça de alimentação que dará suporte aos comerciantes.



A transferência dos floristas para o canteiro da Avenida Marechal Castelo Branco e para a lateral do Mirante da Ponte Estaiada acontecerá devido à necessidade de evacuação da área do Shopping Natureza, para que sejam iniciadas as obras de alargamento da Ponte da Frei Serafim. Ao todo, 53 estandes devem ser deslocados de sua área original. É válido ressaltar que os comerciantes não devem sofrer prejuízos com a realização da obra, pois a área escolhida pelo Governo do Estado e pela Prefeitura da capital é de grande circulação de pessoas, além de não afastar os floristas de seu ponto original.



A Setrans será responsável pela execução da obra, enquanto a Prefeitura de Teresina cederá o espaço a ser utilizado pelos floristas. Os estandes serão equipados com carpete, iluminação, banheiros, além de conterem uma estrutura que possibilite aos comerciantes ter mais segurança. Apesar dos novos estandes ocuparem uma área verde, nenhuma árvore será desmatada.



O projeto de alargamento da ponte da Frei Serafim prevê a criação de três novas pistas no sentido do Centro para a zona Leste da cidade e mais uma pista no sentido Leste-Centro, que serão feitas na parte central, ligando as duas vias. Após iniciadas as obras, a previsão para a conclusão é de 360 dias. A obra está orçada em R$ 18.236.767,70 e objetiva desafogar o trânsito nas duas pontes.



Fonte: CCom