Medicina Natural

26/03/2014 (18h03) - Atualizada em 26/03/2014 (18h03)

Gengibre: o aliado na perda de peso e infecções


O gengibre é um aliado para quem procura ter uma vida saudável, sendo fonte de combate a infecções, processos inflamatórios, auxilia na perda de peso e na prevenção do câncer. A raiz pode ser encontrada nas lojas, boxes e bancas da Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi) com o preço médio ofertado a R$9, o quilo.



Conhecido por suas propriedades antioxidantes, o gengibre ocasiona diminuição do risco de vários tipos de câncer e possui efeito anti-inflamatório. Além disso, o gengibre acelera o metabolismo, aumentando a queima de gordura e, consequentemente, auxiliando na perda de peso. O valor nutricional do gengibre contendo em uma colher de chá é o equivalente a 2 calorias, 8 mg de potássio e teores insignificantes de gordura.



Segundo o clínico geral que atende no ambulatório médico da Ceapi, José Cícero Ribeiro, o componente ativo que proporciona os efeitos citados acima chama-se gingerol, que além da perda de peso, prevenção do câncer, entre outros fatores, alivia também os sintomas de enjoos e náuseas. “O gengibre é rico em  magnésio, que auxilia o bom funcionamento do sistema imunológico, que nos protege contra as doenças, além de auxiliar na saúde dos ossos e dentes”, explica o médico.



De acordo com a diretoria técnica operacional da Central de Abastecimento do Piauí foram comercializadas no mês de fevereiro, aproximadamente, 24 toneladas de gengibre.



Receita com o gengibre para desintoxicação: Suco detox de maçã verde, limão e gengibre



Ingredientes:

- 1 folha pequena de couve-manteiga

- ½ maçã com casca

- Raspas de gengibre a gosto

- 400 ml de água gelada

- suco de 1 limão



Preparo:

- Higienize os alimentos. Pique a couve e a maçã. Raspe o gengibre e coloque tudo no liquidificador junto com a água. Depois de bater bem até ficar homogêneo, acrescente o suco de limão e bata mais um pouco. Não coe para manter as fibras. Sirva bem gelado.



Fonte: CCom