Meio Ambiente

02/06/2014 (16h06) - Atualizada em 02/06/2014 (16h06)

Semar realiza Semana do Meio Ambiente


A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) realiza, nesta terça-feira (3), às 8h, a abertura oficial da Semana Estadual do Meio que acontece no Centro de Educação Ambiental, ao lado do Parque Potycabana. A Semana tem, este ano, como tema "Em defesa do Meio Ambiente – Pratique a Sustentabilidade", com enfoque nas ações cotidianas que possam contribuir para a manutenção do Planeta Terra.



A ideia é despertar em cada cidadão o sentimento de compromisso com o destino do meio ambiente. A Semana segue até o dia 6 de junho e conta ainda com atividades parelalas que estarão sendo desenvolvidas em Picos e Pio IX.



Durante o evento, serão realizadas oficinas de reutilização de materiais voltadas para alunos do Ensino Fundamental do 4º ao 6º Ano, envolvendo também professores da rede estadual de ensino. “Estaremos realizando a campanha de coleta seletiva de material reutilizável, para tanto contamos com a parceria de entidades que já desenvolvem ações educativas no Estado do Piauí, dentre elas o projeto MP3 e Trapeiros de Emaus”, explica o secretário da Semar, Mário Ângelo de Meneses.



Escolas, meios de comunicação, empresas públicas e privadas e a sociedade de modo geral estão sendo convidados para participar da Semana. Uma das propostas é incentivar a doação de material que pode ser reutilizado, como: eletroeletrônicos, pneus, papel, papelão, alumínio, plástico, óleo de cozinha, dentre outros. A entrega poderá ser feita durante todo o dia 3 de junho, no Centro de Educação Ambiental.



A programação prossegue também durante toda terça-feira (3) no município de Pio IX, com um encontro de Professores da Rede Municipal sobre Educação Ambiental e entrega de material educativo.



Na quarta-feira (4),  às 8h30, na cidade de Picos, o secretário Mário Ângelo e equipe técnica estarão participando da Plenária do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé/Piauí e Comissões Gestoras de Piaus e Bocaina.



Na oportunidade, a Semar participará da posse dos novos membros do Comitê com apresentação do Plano de Ação 2014. A equipe de educação ambiental estará distribuindo material educativo, com destaque para os : água, lixo, biomas, queimadas, natureza, árvores e ecologia.



No Dia Internacional do Meio Ambiente, 5 de junho, a Semar estará distribuindo diversas árvores, a partir das 8h, no Parque Zoobotânico, com o objetivo de fomentar o reflorestamento.



“Iremos reflorestar áreas dentro do Parque, atraindo, principalmente, a atenção de crianças que visitam o local no dia 5. Na oportunidade, também estaremos realizando uma visita as obras que estão sendo feitas no Zoobotânico”, informa Mário Ângelo.



Ainda dentor da programação da Semana Estadual do Meio Ambiente, acontece, no dia 6, às 9h, a Sexta Ambiental com mesa de debate sobre os 15 anos da Política Nacional de Educação Ambiental. O evento estará sendo realizado Auditório de Arqueologia – CCN 2 – da Universidade Federal do Piauí (UFPI).



Fonte: CCom