Pecuária

18/11/2014 (15h11) - Atualizada em 18/11/2014 (15h11)

Animais de seis estados são julgados na Expo Nelore MS


Cerca de 500 animais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e São Paulo já entraram em pista nesta segunda-feira (17) e são avaliados por juízes de renome no ramo da pecuária, que levam em consideração a estrutura física e as potencialidades reprodutivas de cada rês. Babies fêmeas e matrizes modelos foram as primeiras categorias avaliadas, na programação que se estende até o próximo domingo (23), na Expo Nelore MS, que acontece no Terra Nova Centro de Eventos.



Segundo o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos criadores de Nelore – Nelores MS, Thiago Morais, o evento se apresenta como uma vitrine da pecuária moderna que tem como principal objetivo a produção de excelência. “Em faturamento a Expo Nelore MS está entre as três maiores feiras do país e comercialmente impacta criadores de todas as regiões. Toda a estrutura e programação é elaborada pensando na produção de carne com extrema qualidade e para a avaliação do desenvolvimento genético da raça Nelore”, destaca Morais.



O juiz Antônio Carlos de Souza que se deslocou de São Paulo até a capital sul-mato-grossense para a avaliação, surpreendeu-se com o nível do rebanho. “A carga genética dos animais inscritos na competição é elevada, podemos observar pela conformação de carcaça e o biotipo que sugere uma maior produção de carne com o animal ainda precoce”, afirma o veterinário, integrante da equipe julgadora.



Para o produtor rural de Campo Grande, Allan Rotta, que inscreveu uma rês para o ranking da categoria babie, o evento o beneficiará com atualização técnica. “O parecer técnico que recebemos dos nelores inscritos faz com que possamos analisar o rendimento do nosso trabalho dentro da propriedade e causa de imediato um aprimoramento na atividade, caso necessário”, afirma. “Participando passamos a avaliar se nossos animais estão dentro dos padrões exigidos, o que é essencial para quem busca perfeição”.



Os animais inscritos foram divididos em 12 categorias: bezerra, novilha menor, novilha maior, fêmea jovem, fêmea adulta, progênie de mãe, bezerro, júnior maior, júnior menor, touro jovem, touro sênior e progênie de pai. Todos serão avaliados por três juízes técnicos que farão o ranking da raça nelore de Mato Grosso do Sul.



Expo Nelore MS



Chamada anteriormente de Expoinel, a Expo Nelore MS, maior exposição da raça Nelore de Mato Grosso do Sul, será entre 13 e 23 de novembro em Campo Grande/MS no espaço Terra Nova Eventos, Rodovia MS 080, KM2. A programação do evento envolve exposições de animais e materiais agropecuários, leilões em todos os dias do evento e o tradicional julgamento da raça. Com organização da Nelore MS, a edição de 2014 conta com apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da SEDESC, e patrocínio da Ourofino agronegócio, Agroceres, Massey Ferguson e Mosena. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site www.nelorems.org .



Fonte: Ascom