Turismo Rural

21/07/2014 (13h07) - Atualizada em 21/07/2014 (13h07)

Cachaça Fest acontecerá de 25 a 27 de julho


Começa sexta-feira (25) a décima edição do Cachaça Fest, em Castelo do Piauí, cidade localizada a 190 quilômetros ao norte de Teresina. O evento, que envolve agronegócios, turismo, artesanato e cultura, seguirá até domingo (27).



Durante o festival, o Sebrae no Piauí realizará uma Feira de Artesanato na Praça Aluísio Lima, com cerca de 50 estandes. No local, os visitantes poderão encontrar o melhor do artesanato em couro, bordados, pintura, entre outras tipologias.



“Os artesãos locais participaram de consultorias para criação de novos produtos e aprimoramento dos já existentes, de maneira que os visitantes da feira possam encontrar peças com design inovador e de excelente qualidade”, informa a gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae no Piauí, Rosa de Viterbo.



A ovinocaprinocultura também será destaque na Praça Aluísio Lima. O Sebrae disponibilizará espaços para exposição e comercialização de animais geneticamente melhorados, além de realizar exames e diagnósticos nos caprinos e ovinos, com toda a estrutura da Unidade Laboratorial Móvel da instituição.



Na praça, funcionarão ainda mais de dez estandes de alimentação, que servirão pratos da gastronomia regional, bebidas e lanches, com ótima estrutura e excelente atendimento prestado por profissionais treinados e capacitados pelo Sebrae no Piauí.



“Realizamos várias capacitações para empreendedores e profissionais que atuarão na Praça de Alimentação da feira. Foram cursos de Atendimento e de Garçom, além de uma consultoria para elaboração de pratos rápidos. Apresentamos novos sabores e incentivamos os empreendedores a incluí-los nos cardápios dos estabelecimentos, oferecendo aos clientes receitas que vão muito além do trivial”, explica a analista do Sebrae no Piauí, Ceres Rebelo.



Ainda segundo Ceres, o Sebrae realizou também curso de Atendimento para proprietários e colaboradores de meios de hospedagem e alimentação instalados na cidade.



ROTEIROS TURÍSTICOS



Outra ação do Sebrae na região foi a capacitação de jovens para atuar como membros da Associação de Condutores de Turistas e Visitantes, Condatur Castelo. Esses jovens participaram de cursos de Formatação de Roteiros Turísticos, Educação Ambiental e Primeiros Socorros, uma parceria com o Corpo de Bombeiros. Foram realizadas também atividades práticas em todos os roteiros que serão trabalhados durante o festival.



Os roteiros turísticos de Castelo do Piauí são segmentados em três vertentes: Ecológicos; Religiosos, Culturais e Históricos; e de Negócios e Turismo Rural. Para esta edição do evento, foram inseridos, na grade de roteiros Ecológicos, duas novas opções: Trilha para o Pico dos Andrés e Trilha do Programa Milagres de Jesus, cenário utilizado em gravação da Record.



Os outros roteiros Ecológicos são: Pedra do Castelo, Cachoeira das Arraias, Cânion do Rio São Miguel e Mirante Natural da Baixa do Cajueiro. Nas opções de roteiros Religiosos, Culturais e Históricos destacam-se City Tour em Castelo do Piauí, Igreja Nossa Senhora do Desterro, Igreja Nossa Senhora da Graça, Centro Comercial e Museu do Tito.



 



 



Nos roteiros de Negócios e Turismo Rural estão Cachaça Mineirinha, Cachaça Mangueira e Parreiral de Uva.



PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO EVENTO



Várias bandas e artistas nacionais, regionais e locais subirão ao palco do Cachaça Fest. Os shows começarão sempre às 22h00. A banda Biquíni Cavadão, comandada por Bruno Gouveia, será a grande atração da noite de abertura do evento, na sexta-feira (25).



Com mais de 1900 shows realizados em todo o país, o Biquíni Cavadão é hoje uma banda hiper-representativa do pop rock brasileiro, sendo ainda um grupo que trilha há várias décadas sem ficar perdido no tempo.



Logo após o show do Biquíni Cavadão, se apresenta no evento a Banda Dona Zefa de Fortaleza, que inclui no seu repertório os mais variados ritmos e estilos da cultura musical brasileira e até mundial. O repertório é bem eclético, indo do genuíno forró pé de serra, ciranda, maxixe, carimbó e frevos à música clássica. Ritmos como tangos, boleros, choros e sambas, também fazem parte da mistura erudito-popular do grupo.



No sábado (26), quem sobe ao palco do evento são os cantores Thiago Farra, a nova sensação do arrocha e do sertanejo pop brasileiro; e Nando Reis, ex-baixista dos Titãs, considerado um dos maiores compositores e instrumentistas de sua geração.



Leo Cachorrão e Forró do Mexido serão as grandes atrações do último dia de Cachaça Fest, além da banda local Paixão Nordeste, com seu forró que arrasta multidões.



Além dos shows, a programação do festival inclui ainda apresentações culturais de capoeira, dança, balé e teatro, que ocorrerão todos os dias na Praça Aluísio Lima, a partir das 19h00.



Os turistas que desejarem ir a Castelo do Piauí durante o evento poderão optar por várias opções de hospedagem na região. Além das pousadas e hotéis, foi constituída uma Comissão de Pousadas Domiciliares para aluguel de casas, quartos e apartamentos no período do evento. Os interessados podem ligar para os telefones (86) 9993-5638 e (86) 9843-4544.



A décima edição do Cachaça Fest é uma realização da Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí em parceria com o Sebrae no Piauí e apoio da Cachaça Mangueira.



Fonte: Sebrae