Turismo Rural

06/11/2014 (14h11) - Atualizada em 06/11/2014 (14h11)

Oeiras se prepara para receber IX Festival de Cultura


A cidade de Oeiras se prepara para nona edição do seu Festival de Cultura, que esse ano homenageará o escritor oeirense O. G. de Carvalho que faleceu ano passado. A Prefeitura Municipal de Oeiras trará para a cidade uma vasta programação durante os dias 13, 14 e 15 de novembro. Para o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, o evento é uma grande vitrine cultural daquilo que a cidade produz durante todo o ano. Para esse ano a grande aposta são em atrações regionais como o cantor Luan e Forró Estilizado.



O Festival de Cultura de Oeiras foi concebido com a proposta de validar umas das tradições mais pulsante da cidade que é a musica instrumental feita com instrumentos de cordas como é o caso do bandolim, porém, com o passar dos anos o evento foi incorporando novas linguagens sem acabar com a originalidade do Festcult. Para o secretário, incorporar novas linguagens é uma forma de valorizar a cultura popular, a exemplo do forró, que teve grande aceitação desde a edição anterior quando foi incorporado ao evento.



“O Festival de Cultura de Oeiras já entrou pra o calendário de eventos culturais do estado, é um evento que amadureceu muito nos últimos anos, mas que teve a sua consolidação no ano de 2013, quando o prefeito Lukano Sá achou por bem fixar uma data para o evento, que é o mês de novembro. Isso facilita muito para fazermos a divulgação como também para as pessoas se organizarem para prestigiar o evento”, destacou o secretário.



Junto ao Festicult também será realizada a II Feira Literária de Oeiras (FLOR), que segundo Stefano Ferreira, veio somar, visto que sua programação diurna da maior dinamicidade ao evento. “Havia um espaço nas edições anteriores, que desde o ano passado foi preenchido com as atividades da FLOR que atende, sobretudo o público infanto-juvenil. Durante o dia há todo uma programação com oficinas e salas de bate papo literária”, explicou.



Para receber com qualidade os turistas durante este período, a Secretaria Municipal de Cultura, fez um mapeamento de hotéis, bares e restaurante, além que realizar reuniões sensibilização com a iniciativa privada. Segundo o secretario, Stefano Ferreira, o Festival é uma grande celebração da música popular e uma das tradições mais notáveis da cidade, e este ano conta com atrações deste bem diversificadas.



“Sem abandonar as raízes do evento, traremos este ano atrações com espirito novo e dinâmico para que não seja um festival tão informal, mas que agrade vários públicos. É preciso que toda a cidade possa de apropriar desse evento. Nós teremos um show mais jovem e regional com o Luan e Forró estilizado, que um artista que esta na mídia e bem projetado, além dele, teremos ainda o João Claudio Moreno acompanhado da orquestra de Teresina fazendo uma grande homenagem a Luís Gonzaga e Tania Alves que trabalha uma outra linguagem com o show bossas e boleros, que sem dúvida trará uma apresentação bem performática”, saliento Stefano Ferreira.



Fonte: APPM