Receitas

18/06/2009 (15h06) - Atualizada em 18/06/2009 (15h06)

Dia de campo na TV ensina a fabricar farinha de tapioca

Foto: Embrapa

Foto: Embrapa


O Dia de Campo na TV desta semana apresenta a fabricação da farinha de tapioca e seu uso na cozinha brasileira no programa ‘Mandioca: da raiz tapioca na mesa’. O programa será exibido sexta-feira, 19 de junho, pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h30 e no domingo (21), s 7h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica).


A produção deste programa é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília–DF), em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas–BA), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Para o pesquisador Joselito da Silva Motta, a valorização da mandioca nos dias de hoje passa invariavelmente pela popularização do seu consumo e derivados, há muito tempo incluídos na alimentação humana. “Mas a confecção dos beijus ou tapiocas, que são iguarias muito apreciadas pela população, ainda não é do domínio público”, exemplifica.


O programa mostra de maneira prática como processar, em casa mesmo, a raiz do aipim (macaxeira) e obter a fécula para o preparo da tapioca e da pizzaioca (pizza base de mandioca e sem trigo), ideais para consumo por portadores da doença celíaca, causada por intolerância ao glúten.


O Dia de Campo na TV também apresenta outros assuntos nos quadros: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa e Sempre em Dia.


Fonte: Embrapa