Receitas

25/05/2014 (10h05) - Atualizada em 05/06/2014 (10h06)

Moreia é peixe pouco valorizado que rende pratos saborosos


Na Roma do século I, antes desta era, já eram célebres as delícias culinárias e a construção de viveiros no mar. Um dos peixes mais frequentes nesses espaços era a moreia, produto de preço alto que só valia ser criado se o mercado apresentasse boa cotação.



A moreia, um peixe que hoje não é tão valorizado por conta de sua forma vive em rochas e cavernas, e possue aspecto ameaçador com grandes dentes em ambas as mandíbulas que fazem com que sua mordida seja perigosa. É chamada de "serpente do mar", mas a verdade é que não é uma espécie agressiva, mas impõe respeito.



Compartilha com a lampreia a lenda negra de ter sido alimentada com escravos arremessados aos viveiros, o que soa inverídico. Dessa forma, não parece provável que as moreias comessem romanos, mas é fato que os romanos comiam moreias.



Preparos



Era servida quase sempre assada ou cozida, às vezes frita, mas sempre, como era o costume da época, com molhos bem complexos. O costume era oferecer uma receita de moreia assada com ameixas. Atualmente, nas ilhas Canárias, onde a oferta de moreia é farta, há inúmeras receitas com o peixe de carne muito apreciada.



Os especialistas em cozinha dizem que quando frita duas vezes, fica ainda melhor. Eles sugerem, por exemplo, um preparo simples e saboroso. Use um quilo de moréia sem a cabeça, bem lavada e cortada em rodelas de dois centímetros; adicione sal e pimenta e conserve assim por cerca de duas horas na geladeira. Em uma frigideira, coloque bastante azeite de oliva e três dentes de alho, cortados em lâminas, que devem ser retirados quando ganharem cor.



Passe o peixe na farinha de trigo e frite-o ligeiramente; retire e suba o fogo, voltando a colocá-lo na frigideira até que sua pele fique crocante e dourada. Ponha os pedaços fritos sobre papel absorvente para eliminar o excesso de gordura e desfrute do sabor da moreia como faziam os romanos.



O próprio imperador Julio César chegou a adquirir seis mil exemplares de moreia para oferecê-las em um dos jantares com os quais, recém nomeado imperador, agradava ao povo de Roma.



Fonte: Globo