Agricultura Familiar

22/04/2013 (15h04) - Atualizada em 08/05/2013 (09h05)

Capacitação ensina técnicas de alimentação e higiene animal para agricultores


Terminou na quarta-feira  no Povoado Formosa, zona rural de Teresina, o Curso sobre Sanidade, Alimentação e Higiene do Leite Bovino. O curso é realizado pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) e capacitou 25 agricultores familiares no uso de técnicas de higiene e aspectos sanitários de coleta de leite.



Segundo o médico veterinário do Emater, José Edmir Girão, o curso orientou os agricultores familiares a produzir leite de qualidade, ensinando técnicas de higiene necessária na hora da ordenha, além de informações técnicas de como fazer testes para detecção de doenças, como a mamite clínica e sub-clínica, e manejo alimentar do gado bovino. “Nós queremos que estes agricultores aprendam a lidar melhor sua criação de animais, empregando neles técnicas seguras de higiene para que produzam um leite saudável, melhorando a qualidade alimentar e nutricional do consumidor final”, completa José Girão, que ministrou o curso.



“Neste curso aprendemos novas formas de como cuidar de nossos animais, isso para nós que moramos na zona rural e sobrevivemos do que produzimos é muito importante”, diz a agricultora Maria do Rosário Lopes, que participou do curso.



O Emater-PI já realizou este curso sobre Sanidade, Alimentação e Higiene do Leite em vários municípios piauienses, a exemplo de União, Cabeceiras, José de Freitas, Barras e Demerval Lobão.



Fonte: Emater