Agropiauí

01/11/2017 (08h11) - Atualizada em 01/11/2017 (08h11)

Conab comprará sementes de milho de agricultores familiares


Agricultores familiares que queiram vender sementes de milho das variedades AL Bandeirantes ou BR-106 para o governo federal já pode enviar suas propostas para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Piauí, por intermédio de suas associações ou cooperativas. A habilitação e a proposta de venda deverão ser entregues, pessoalmente ou pelos correios, até as 17h30 do dia 7 de novembro, na sede da Superintendência Regional da Companhia, em Teresina.



A Conab, por meio do do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pretende adquirir 55.640 kg de sementes de milho com recursos da ordem de R$ 445,15 mil repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A compra foi solicitada pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/ PI). As sementes serão distribuídas a famílias de agricultores familiares e assentados nos municípios de Teresina, Floriano e Picos.



Para participar, associações ou cooperativas da agricultura familiar devem enviar à Conab, além da proposta de participação conforme modelo pré-determinado, prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), cópia da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Jurídica, entre outros documentos. Também é preciso que a cultivar a ser fornecida e a entidade fornecedora estejam inscritas no Registro Nacional de Cultivares e no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).



As propostas serão priorizadas pela proximidade com o município de entrega, visando aumentar a adptação da semente, incentivar a produção local e diminuir os custos de transporte. Também terão prioridade assentados da reforma agrária, mulheres e quilombolas.



Clique aqui para acessar a íntegra da Consulta Pública para Aquisição de Sementes.



Fonte: Conab