Agropiauí

29/05/2018 (07h05) - Atualizada em 29/05/2018 (08h05)

Demerval Lobão realiza Feira da Agricultura Familiar


Dentro da política de apoio às feiras da agricultura familiar, será realizada, nos dias 01 e 02 de junho, a 3ª feira no município de Demerval Lobão. A realização das feiras faz parte da estratégia de execução do programa Piauí Empreendedor.



O agente de Desenvolvimento Territorial da Secretaria de Estado do Planejamento, Avelar Almeida, explica que estão previstas 16 feiras no território Entre Rios, que engloba 31 municípios, fortalecendo a economia e o empreendedorismo da região e gerando renda para produtores da agricultura familiar.



Evandro Aragão, presidente do Conselho Territorial Entre Rios, explica que a feira tem sido de uma importância muito grande para a região. “O agricultor está sensibilizado e reconhecendo a importância que tem a feira para que possam comercializar seus produtos, e nós, setor público, entramos com o apoio para que eles possam galgar novos mercados e possa comercializar seus produtos dentro do Território”, explica Aragão.



Por meio do programa Piauí Empreendedor, estão sendo trabalhadas as cadeias produtivas como piscicultura, artesanato, horticultura, ovinocaprinocultura e avicultura. Para a feira de Demerval Lobão, já estão confirmadas as participações de cerca de 35 expositores da agricultura familiar.



Evandro explica ainda que as atividades da feira começam uma semana antes, por meio do Sebrae, os expositores participam de cursos de qualificação como o Curso de Atendimento Qualificado ao Cliente, Limpeza e Manejo de Alimentação, Agricultura Familiar e Empreendedorismo. Em Demerval Lobão, também serão ofertados cursos de Confecção de Biscuit, com a artesã Ionete Moraes, e de Arranjos Florais, com Alexandre Lima.



Além da Seplan, participam ainda da realização da feira a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag), Prefeitura Municipal de Demerval Lobão, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Demerval Lobão e Conselho Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Entre Rios.



Fonte: Ascom