Agropiauí

29/06/2018 (08h06) - Atualizada em 29/06/2018 (08h06)

Governo destaca importância do Grupo Olho D’Água para o estado


O governador Wellington Dias visitou, na quinta-feira (28), o Grupo Olho D’Água - Comvap. A fábrica é hoje responsável pela geração de emprego e renda na região do município de União, com a produção de açúcar, álcool e futuramente aguardente para exportação. O município de União lidera, normalmente, as estatísticas de emprego divulgadas pelo Caged no Piauí.



A empresa vem crescendo ao longo dos anos e deve expandir a produção. Em dezembro de 2002, o grupo adquiriu a Comvap, destilaria de álcool que processava naquele ano 260.000 toneladas de cana. Em 2003, o grupo estabeleceu um programa de expansão para cinco anos com elevação de produção de cana para 1 milhão de toneladas, construção de uma usina de açúcar cristal e cogeração de energia elétrica com a venda do excedente.



“Acompanho o crescimento dessa empresa desde 2003. Tenho admiração pelo trabalho que eles desenvolvem no estado, fomentando a economia e favorecendo a geração de emprego e renda. O grupo se destaca, ainda, com a questão trabalhista. Eles cumprem contratos, regras tanto da área do trabalho, como a parte ambiental. Isso é fundamental para a realidade da região”, destacou o governador.



Em 2009, a empresa atingiu a meta pretendida quando a usina processou 1.014.000 toneladas de cana e produziu 1.042.000 sacos de açúcar. O novo plano de expansão da empresa iniciado em 2017 é o de atingir 1,5 milhão de toneladas de cana com o consequente aumento na produção de açúcar, álcool e energia da safra 2021.



"Quando assumimos há 15 anos, a usina era produtora exclusivamente de etanol, era uma destilaria. Estabelecemos um primeiro plano diretor de elevar para 1 milhão de toneladas, praticamente multiplicar por quatro o contigente. Hoje, a empresa produz açúcar, álcool e exporta um pouco de energia gerada com o bagaço de cana. Durante a safra, somos autossuficientes em energia utilizada em nossos escritórios, fábrica e irrigação”, explicou o diretor de Produção, Luiz Fernandes.



Atualmente, a empresa está presente nos municípios de União, José de Freitas e Teresina. Com a expansão, as cidades de Miguel Alves e Lagoa Alegre serão contempladas.



Fonte: Ascom